sábado, 27 de setembro de 2014

Peritonite Infeciosa Felina(PIF)

Figura 1: Felino sendo submetido a uma paracentese.

A PIF é uma doença que acomete felinos de várias idades, sendo os animais mais velhos e os mais novos, mais acometidos(MACGAVIN, 2013). Essa doença está associada a 12% dos óbitos em felinos(MACGAVIN,2013) e é fatal, uma vez contaminado com o vírus o animal irá a óbito A doença pode se desenvolver de duas formas: a forma seca, onde não se tem um processo efusivo e a forma úmida, onde apresenta um processo efusivo. O mecanismo que leva a desenvolver uma forma ou outra ainda não é compreendido.
Figura 2: Felino com Uveíte.
Agente Etiológico: O vírus corona vírus é o responsável por esta enfermidade.
Patogenia: O felino é contaminado pelo vírus, que se replica no sistema linfoide. Os macrófagos são infectados e  carreiam o vírus sistemicamente(MACGAVIN, 2013).  Localizam-se em várias paredes 
venosas e áreas perivasculares. A replicação viral perivascular local e a reação tecidual 
piogranulomatosa subsequente produzem a lesão clássica(HOFFMANN, 2011).
Lesão macroscópica: A lesão vai variar com os órgãos afetados. No geral na forma umida encontra-se os órgão internos como, vísceras, baço, estômago recoberto por uma placa piogranulomatosa áspera e branca e também encontra- se na forma úmida a cavidade preenchida por um exsudato espesso e viscoso que leva a uma ascite. Além disso pode-se encontrar o figado pálido e nódulo piogranulomatosos nos rins. Na forma seca, normalmente, encontra-se lesões oculares, como iris esbranquiçada e córnea com precipitados ceráticos, além de lesões neurológicas(HOFFMANN, 2011).
Figura 3: Lesões Granulomatosas na superfície dos órgãos.
Histopatologia: Os tecidos apresentam com inflamação mista perivascular localizada com macrófagos, neutrófilos, linfócitos e plasmócitos(NORSWORTHY, 2009 )
Alterações clinicopatológicas: anemia não regenerativa, leucocitose neutrofílica com ou sem desvio a esquerda, linfopenia e proteína aumentada. Exsudato piogranulomatoso, não séptico no espaço pleural, cavidade peritoneal ou espaço pericárdico(NELSON & COUTO, 2010).
Sinais clínicos:Febre persistente após o uso de antibióticos, vômitos, diarreia mucoide devido a replicação enterica, ictericia, inflamação ocular ascite, mudanças no comportamento devido a lesão no SNC, perda de peso, mucosas pálidas ou com petéquias, os sinais vão variar com a forma da PIF, seca ou úmida( NELSON & COUTO, 2010; NORSWORTHY, 2009)
Diagnóstico:O diagnóstico se dá pela identificação dos sinais clínicos, pela alteração no hemograma, pelas alterações no histopatológico, pela titulação do coronavírus, PCR, entre outros.
Tratamento: O uso de prednisolona e ciclofosfamida tem sido efetivo para retardar a progressão da doença, mas não curar. A PIF não tem cura, quando felino diagnosticado com esta doença é indicado a eutanásia(NORSWORTHY, 2009)
Figura 4: Gato com aumento do fluido abdominal(ascite), caracterizando a forma úmida.
Prognóstico: O prognóstico é grave. Contudo, gatos que não desenvolvem a doença e são apenas portadores, NÃO devem sofrer eutanásia(NORSWORTHY, 2009).
Prevenção: a prevenção é feita com a vacinação, que tem uma taxa de eficacia de 70% e controle dos gatis, sempre separando animais com FELV, que são mais suscetíveis a doença(NORSWORTHY,2009).

Referências:
NELSON, R.W. ET AL.; Medicina Interna de Pequenos Animais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
MACGAVIN, D.M.; ET AL. Bases da patologia em veterinária. Rio de janeiro: Elsevier, 2013.
NORSWORTHY, G.D.; ET. AL. O paciente Felino. São Paulo: Roca, 2009.
HOFFMANN, M.L; ET AL. Periotonite Infecciosa Felina. XVI mostra de iniciação científica, 2011.

Imagens
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzBT9RXPmnpXeuzTnjFWzT8v6PWLfRjddQqrHd5PZuBAli_DecOkV-iNeTLf4sXFaUZsNYDlGEKSFyD-vPdJ3GDjZDSzAJxKR2YgIjHAozEBV03FafS1-PcaYezBNtkKWD3MAOmzLq71G-/s1600/DSC07709.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7us5N3gHO8DnrFakEuHHiAQFws6PPvEr75KknejIbYw1LvnSdZhnVzlk2dvufEB6QbdbvmipPsSCHyMTbDSR1lefx-2JGwhpdUJGTAdeLxRS-rnqKyXGKoaxfg5sHBx0HzZwcePWyN8A/s1600/uveitis2.jpg
http://www.vilanova.vet.br/files/image/especialidades/medicinainterna/Peritonite%20Infecciosa%20Felina/0140(370)1.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário